Sobre o Núcleo

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) por ser balizadora da qualidade da educação no país por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito trouxe diversas mudanças para a educação brasileira e duas delas estão relacionadas com a comunicação e o importante foco nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas salas de aulas. Assim o ato de ler envolve articular diferentes modalidades de linguagem além da escrita, como a imagem (estática ou em movimento), a oralidade, a música, o teatro, entre outras, em expressões de semioses que demandam Multiletramentos. Considerando que a presença das tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades de expressão e comunicação, a proposta do Educar: Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias na Educação,  da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, é realizar estudos e  intervenções pedagógicas na área  de concentração “Linguagens e letramentos”,  no sentido de contribuir para a promoção da alfabetização e  do letramento, em associação  à tão importante compreensão da multimodalidade, de forma a promover multiletramentos aos estudantes e professores da  educação básica, graduação e  pós-graduação da Unimontes.

Além das atividades de ensino, institucionalizadas através da  RESOLUÇÃO Nº. 248 – CEPEx/2019, o Educar: Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação   desenvolve atividades de pesquisa sobre o uso das TDIC na educação, atualmente através do Projeto de Pesquisa “Observatório Tecnologias Digitais e Educação”, aprovado na RESOLUÇÃO Nº. 268 – CEPEx/2019 e atividades de extensão institucionalizadas pela RESOLUÇÃO Nº. 139 – CEPEx/2019

Outra atividade importante desenvolvida pelo Educar é o subprojeto do curso de Pedagogia – Núcleo Montes Claros, Alfabetização e (Multi) Letramento, desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O subprojeto desenvolvido no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, envolve graduandos do curso de pedagogia, pedagoga, professores de língua portuguesa da educação básica e uma professora do ensino superior, em torno do objetivo de intervir no processo de aquisição da escrita ortográfica de estudantes dos 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental II, em três escolas campo da rede pública do município de Montes Claros, MG: E.E Dulce Sarmento, E.E. Simeão Ribeiro Pires, E.M Dona Vidinha Pires. Por meio da metodologia da pesquisa-ação, almejamos contribuir para elevação dos níveis da escrita dos estudantes a partir da aplicação de um Projeto Educacional de Intervenção (PEI).

Resolução Cepex 046 – 2016

"O Núcleo Educar me fez olhar as tecnologias com um outro olhar, como aliada da educação, precisamos utilizar desse recurso."

− Jobert Jamis

"Participar das oficinas do Educar tem possibilitado conhecer novas ferramentas que podem me auxiliar no meu cotidiano."

− Alessandra Nunes - Universitária